1. Compromisso
A proteção da privacidade dos utilizadores e dos seus dados pessoais constitui um compromisso fundamental da Selectsafety.
A Selectsafety aconselha a leitura da presente Política de Privacidade, bem como, dos Termos e Condições de utilização do website.
Esta Política de Privacidade foi redigida de forma clara e simples, para facilitar a sua compreensão, e decidir de forma livre e voluntaria se pretende facultar os seus dados pessoais e explica quais são os dados pessoais que recolhemos através das interações consigo e como esses dados são utilizados.
2. Âmbito de Aplicação, Responsável pelo tratamento de dados e Encarregado da proteção de dados
A presente Política de Privacidade aplica-se aos dados pessoais dos nossos utilizadores, clientes, fornecedores, candidatos e demais stakeholders.
O responsável pela recolha e tratamento dos seus dados pessoais é a Selectsafety, no âmbito dos serviços fornecidos e que nesse âmbito decide quais os dados recolhidos, meios de tratamento e finalidades para que os dados são usados.
3. Dados pessoais, titulares de dados pessoais e categorias de dados pessoais
«Dados Pessoais», refere-se à informação relativa a uma pessoa singular identificada ou identificável («Titular dos Dados»); é considerada identificável uma pessoa singular que possa ser identificada, direta ou indiretamente, em especial por referência a um identificador, como por exemplo um nome, um número de identificação, dados de localização, identificadores por via eletrónica ou a um ou mais elementos específicos da identidade física, fisiológica, genética, mental, económica, cultural ou social dessa pessoa singular;
«Titular dos Dados» é a pessoa singular, a quem os dados dizem respeito;
Esta Política permite-lhe saber como a Selectsafety recolhe e usa os seus Dados Pessoais, como pode controlar o seu uso e descreve as nossas práticas em relação a informação recolhida em todos os sites (incluindo mas não limitando, aplicações de software, redes sociais e mensagens eletrónicas) da Selectsafety, bem como, atividades de marketing e de vendas offline (coletivamente, “Canais de Comunicação”). Os Canais de Comunicação podem providenciar links para outras plataformas não pertencentes à Selectsafety. Encorajámo-lo a verificar as políticas de privacidade desses websites, serviços, redes sociais ou aplicações antes de fornecer os seus Dados Pessoais, sendo que, não somos responsáveis pelo tratamento dos dados pessoais que eventualmente sejam fornecidos e/ou recolhidos nos mesmos.
Confiamos que nos fornece informações precisas e completas sobre os seus dados pessoais e que procede à sua atualização em relação a qualquer alteração na informação fornecida.
3.1. Quando e que informação recolhemos sobre si?
Recolhemos os seus dados pessoais, com o seu consentimento, quando se regista no nosso website ou coloca um pedido de aquisição de produtos ou serviços. Nós também recolhemos os seus dados pessoais quando voluntariamente preenche questionários, formulários ou usa ferramentas de conversação.
Pedimos-lhe que não envie ou partilhe com a Selectsafety qualquer informação pessoal sensível como a origem racial ou étnica, as opiniões políticas, as convicções religiosas ou filosóficas, ou a filiação sindical, bem como dados genéticos, dados biométricos, dados relativos à saúde ou dados relativos à vida ou orientação sexual.
A informação de uso do website é recolhida usando cookies, mas não o identificam especificamente, sendo ou podendo ser recolhidos os dados seguintes:
- Endereço IP.
- Localização geográfica.
- Informação acerca do dispositivo que está a aceder ao website, nomeadamente, tipo e versão do navegador, sistema operativo, resolução do ecrã, linguagem preferida, informação contida nos cabeçalhos HTTP e versão do agente.
- O motor de busca que usou para localizar e aceder ao website.
- Data e tempo de atividade no website, bem como, páginas web e conteúdos visitados e clicados.
Importa realçar que esta informação de uso não o identifica deliberadamente e se excecionalmente (o identificar a mesma será anonimizada de imediato.
Ao ceder informação está a dar o seu consentimento informado e inequívoco de que consente o tratamento dos dados que lhe digam respeito de forma automatizada. O referido consentimento prévio e expresso do titular dos dados será dado por escrito, oralmente ou através da validação de uma opção.
Alguns dos dados solicitados são de carater obrigatório e encontram-se devidamente assinalados, podendo a falta ou inexatidão das respostas dadas comprometer o serviço prestado.
3.2. De que forma usamos a informação sobre si?
Os dados recolhidos servem para processar o seu pedido, gerir a sua conta e, se concordar, enviar-lhe por correio eletrónico informação acerca de outros produtos e serviços.
Usamos a informação recolhida do website para personalizar as suas próximas visitas ao nosso website.
Embora a informação fornecida seja geralmente tratada como privada, os dados recolhidos serão utilizados em conformidade com o regulamento de proteção de dados pessoais, durante todo o processo de tratamento; pode, no entanto, ser necessário transferir Dados Pessoais de forma privada para outros órgãos, nomeadamente, o judicial, e/ou usar informação de agências/seguradoras de crédito ou semelhantes.
Tem o direito de apresentar reclamação a uma Autoridade de Controlo Nacional e/ou da União Europeia em relação a qualquer violação dos seus Dados Pessoais. A Selectsafety prestará a sua colaboração à Autoridade de Controlo facultando-lhe todas as informações que por esta, no exercício das suas competências, lhe forem solicitadas.
A Selectsafety só aceita registos de utilizadores com pelo menos 16 anos de idade. Os Canais de Comunicação da Selectsafety não são direcionados a utilizadores menores de idade. Se souber de algum registo efetuado por um menor agradecemos que nos alerte, a fim de procedermos de imediato à remoção do registo do mesmo.
Os destinatários ou categorias de destinatários dos seus Dados Pessoais, dependendo da ferramenta de contacto que utilizar são os departamentos que intervêm na relação comercial, os departamentos de Marketing, a Direção de Pessoas, e demais departamentos da Selectsafety.
Sempre que transferir ou descarregar um pacote de software em qualquer website, poderá ser contacto com os objetivos de acompanhar a experiência de utilização e de apresentação do software em causa e/ou de outros produtos semelhantes.
Decisões Automatizadas:
A informação recolhida no website da Selectsafety não envolve a tomada de decisões automatizadas, incluindo a definição de perfis.
Os seus dados poderão circular em rede aberta correm o risco de serem vistos e utilizados por terceiros não autorizados.
No website da Selectsafety não são efetuadas comparações, interconexões ou qualquer outra forma de inter-relacionar as informações registadas.
3.3. Deveres especiais de informação
Os Deveres Especiais de Informação da Selectsafety encontram-se disponíveis no website da Selectsafety.
3.4. Transmissão de Dados Pessoais
Os seus dados podem ser transmitidos empresas subcontratadas para que estas os tratem em nome e por conta da Selectsafety.
As entidades subcontratadas, bem como as entidades fornecedoras ou licenciadores de serviços à Selectsafety, incluindo as sedeadas fora da União Europeia, poderão ter acesso a dados recolhidos e registados pela Selectsafety, quando e na medida em que tal se mostre necessário para a oferta ao Cliente de produtos ou serviços comercializados pela Selectsafety, ou para o cumprimento das obrigações contratuais estabelecidas entre a Selectsafety e o Cliente.
3.5. Recrutamento e Seleção
Ao submeter uma candidatura espontânea ou candidatura a uma oportunidade, autoriza que os seus dados pessoais recolhidos sejam processados e armazenados informaticamente pela Selectsafety com a finalidade de poder vir a ser contactado para processos de recrutamento e seleção em aberto, ou que possam surgir no futuro.
Os seus dados pessoais são conservados durante 2 anos após os quais são eliminados. Caso seja integrado num processo de recrutamento e seleção, esse processo será mantido durante 5 anos.
Os destinatários ou categorias de destinatários dos seus dados pessoais são a Direção de Pessoas, a Administração, e outras Direções ou funções relevantes para a análise da candidatura.
Os seus dados pessoais também podem ser partilhados com outras entidades quando exigido por lei ou para responder a um processo legal, e ainda em situações que impliquem a proteção de clientes, a proteção de vidas, a segurança dos serviços, a proteção dos direitos de propriedade da Selectsafety.
Os processos de recrutamento não envolvem a tomada de decisões automatizadas, incluindo a definição de perfis.
Não são realizadas comparações, interconexões ou qualquer outra forma de inter-relacionar as informações registadas.
Carece de consentimento o tratamento posterior dos dados pessoais para um fim que não seja aquele para o qual os dados tenham sido recolhidos.
A Selectsafety só aceita candidaturas de pessoas com pelo menos 16 anos, que tenham concluído a escolaridade obrigatória e que disponham de capacidades físicas e psíquicas adequadas ao posto de trabalho.
4. Prazos e Fundamentos de tratamento e conservação de dados pessoais
Sem prejuízo de disposições legais ou regulamentares em contrário, os Dados Pessoais serão conservados/tratados apenas pelo período mínimo necessário para as finalidades que motivaram a sua recolha ou o seu posterior tratamento.
Carece de consentimento o tratamento posterior dos Dados Pessoais para um fim que não seja aquele para o qual os dados tenham sido recolhidos, antes desse tratamento, solicita o respetivo consentimento e fornece ao Cliente informações sobre esse fim e quaisquer outras informações pertinentes.
A Selectsafety irá manter os seus dados pessoais pelo período de tempo no qual mantiver se mantiver a relação contratual estabelecida com o titular dos dados pessoais.
Há casos em que a lei obriga ao tratamento e conservação dos dados por um período de tempo mínimo.
Na falta de obrigação legal específica, então os dados serão tratados/conservados apenas pelo período de tempo necessário para o cumprimento das finalidades que motivaram a sua recolha e preservação ou, consoante o que for aplicável, até que exerça o seu direito de oposição, direito a ser esquecido ou retire o consentimento e sempre de acordo com a lei, as orientações e decisões das autoridades de controlo.
É assegurado ao Cliente, nos termos legais, o direito de retirar o seu consentimento em qualquer altura, sem comprometer a licitude do tratamento efetuado com base no consentimento previamente dado e o direito de solicitar à Selectsafety acesso aos Dados Pessoais que lhe digam respeito, bem como a sua retificação ou o seu apagamento, e a limitação do tratamento no que disser respeito ao Cliente, ou do direito de se opor ao tratamento, bem como do direito à portabilidade dos dados mediante comunicação escrita dirigida à Selectsafety.
Os Dados Pessoais necessários para a execução do contrato no qual o Cliente é parte, para o cumprimento das obrigações jurídicas a que o Responsável pelo Tratamento esteja sujeito e os que sejam necessários para efeito dos interesses legítimos prosseguidos não estão incluídos no ponto anterior.
Decorrido o período de conservação/tratamento, a Selectsafety eliminará ou, caso seja do interesse da Selectsafety, anonimizará (de tal modo que o Cliente não seja ou já não possa ser identificado) os dados sempre que os mesmos não devam ser conservados para finalidade distinta que possa subsistir.
4.1. Fundamentos para o Tratamento de Dados Pessoais
Consentimento: quando tiver o consentimento prévio e expresso do titular dos dados – por escrito, oralmente ou através da validação de uma opção – e se esse consentimento for livre, informado, específico e inequívoco.
– caso especial dos menores:
No caso de tratamento de dados pessoais de menores, que possam estar sujeitos a consentimento prévio, a o mesmo deverá ser prestado por parte dos titulares das responsabilidades parentais.
Execução de contrato: quando o tratamento de dados pessoais seja necessário para a celebração, execução e gestão do contrato celebrado com a Selectsafety.
Cumprimento de obrigação legal: quando o tratamento de dados pessoais seja necessário para cumprir uma obrigação legal a que a Selectsafety esteja sujeito.
Interesse legítimo: quando o tratamento de dados pessoais corresponda a um interesse legítimo da Selectsafety ou de terceiros.
5. Cookies
A Selectsafety utiliza cookies em todos os nossos sites para melhorar o desempenho e a sua experiência como utilizador.
A utilização de cookies pela Selectsafety tem os objetivos de analisar o uso do website e permitir-lhe ter uma experiência de navegação sem problemas; em momento algum recolhemos Dados Pessoais através de cookies.
Os cookies não serão usados para nenhum outro propósito dos mencionados no ponto anterior.
Cookies são pequenos ficheiros de texto que um site, ao ser visitado pelo utilizador, coloca no seu computador ou no seu dispositivo móvel através do navegador de internet (browser). Esta informação é usada para registar o número de visitas efetuadas e compilar informação estatística acerca da atividade do website.
Usamos o termo cookies nesta Política para referir todos os ficheiros que recolhem informações desta forma.
Tipos de Cookies consoante a entidade que os gere:
- Cookies próprios: um cookie gerido por este domínio / website.
- Cookies de terceiros: um cookie gerido por outro domínio / website.
- Cookies persistentes: a informação do cookie encontra-se armazenada de forma permanente no seu equipamento.
- Cookies de sessão: a informação do cookie não se encontra armazenada de forma permanente no seu equipamento.
A Selectsafety usa cookies de sessão (“session cookies”) e cookies próprios (“first-party cookies”) bem como cookies persistentes (“persistent cookies”) e cookies de terceiros (“third-party cookies”).
Tipos de cookies consoante a finalidade de utilização:
- Cookies técnicos: são aqueles que permitem navegar através de um domínio / website, utilizando as diferentes opções ou serviços como, por exemplo, identificar a sessão, aceder a áreas de acesso restrito e realizar o processo de um pedido de compra.
- Cookies de personalização: são aqueles que permitem aceder ao domínio / website com algumas características predefinidos em função de um conjunto de decisões tomadas, como por exemplo a língua utilizada.
- Cookies de análise: são aqueles que permitem a monitorização e análise do comportamento dos utilizadores de websites aos quais estão vinculados. A informação recolhida através de tais cookies é usada, por exemplo, para medir a atividade dos websites e elaborar perfis de navegação.
- Cookies publicitários: são aqueles que permitem a gestão da forma mais eficiente de espaços publicitários com base em critérios como o conteúdo editado ou a frequência em que os anúncios são exibidos.
- Cookies de publicidade comportamental: são aqueles que permitem a gestão da forma mais eficaz possível de espaços publicitários. Estes cookies armazenam informações sobre o comportamento do utilizador, obtidas através da observação contínua dos seus hábitos de navegação, permitindo desenvolver um perfil específico para exibir anúncios com base neste.
A Selectsafety usa Cookies técnicos, Cookies de personalização e Cookies de análise; não usa Cookies publicitários nem Cookies de publicidade comportamental.
A informação relativa aos cookies é controlada e acedida pelo respetivo titular identificado na tabela abaixo.